O marketing não precisa ser a maior despesa do seu negócio. Muitas vezes as empresas investem em diferentes estratégias de marketing sem antes traçar um plano claro e acaba não tendo sucesso em seus resultados.
Por isso, o planejamento deve ser o ponto de partida de todas as atividades de marketing e negócios de uma empresa.
Um planejamento de marketing é um processo que analisa a situação atual e a sua estratégia de marketing para o próximo ano, trimestre ou mês. Ou seja, é uma tática que consegue prever e estabelecer premissas de planejamento, selecionar mercado-alvo, determinar objetivos, projetar e desenvolver estratégias de marketing para atingir esses objetivos.
Geralmente, um plano de marketing pode apresentar:
– Uma visão geral das metas de marketing e publicidade de sua empresa;
– Uma descrição da posição de marketing atual da sua empresa;
– Um cronograma de quando as tarefas em sua estratégia serão concluídas;
– Principais indicadores de desempenho (KPIs) que você rastreará;
– Uma descrição do mercado-alvo da sua empresa e das necessidades dos clientes.
Depende. O seu planejamento vai variar conforme sua finalidade ou do tipo de negócio para o qual se destina. Quer um exemplo? É possível criar um plano de marketing que forneça uma visão geral de toda a estratégia de marketing de uma empresa ou simplesmente focar em um canal específico, como SEO, marketing de mídia social, marketing de conteúdo, etc.
Dessa forma, cada empresa deve olhar para frente e determinar quando e como quer alcançar suas metas e objetivos. O planejamento estratégico é um fluxo de decisões e ações que levam a estratégias eficazes e que ajudam a empresa a atingir seus objetivos.
Por isso, não existe uma fórmula mágica. É preciso fazer uma análise completa para antecipar situações futuras e desenvolver estratégias para atingir o sucesso esperado.
Assim, podemos elencar algumas etapas para a criação de um planejamento de marketing:
1. Definir os objetivos e as políticas de marketing;
2. Projetar e definir um sistema de marketing;
3. Definir objetivos, programas e estratégias separados para cada função/área do seu negócio;
4. Traçar planos detalhados para cada área/função, além de definir responsabilidades, prazos e custos necessários para atingir os objetivos;
5. Fundir os planos de marketing aos planos organizacionais.
Já sabemos que a criação de um planejamento de marketing é vital para definir as estratégias para atingir os objetivos de marketing e para monitorar o desempenho, afinal é a partir dele que é determinado a meta a ser atingida e é feito a implementação de planos para alcançá-la com sucesso.
Por isso, a importância do planejamento de marketing pode ser resumida da seguinte forma:
– Para enfrentar as incertezas futuras;
– Dar foco para atividades de marketing;
– Melhorar o aproveitamento de oportunidades;
– Determinar o mix de marketing (produto, preço, local, promoção, etc) correto;
– Melhorar a coordenação das atividades e todos os departamentos da empresa;
– Aumentar o grau de satisfação do cliente;
– Atingir metas e resultados.
Agora que você sabe um pouco sobre o que é planejamento de marketing, quais seus objetivos e importância, você precisa de uma agência parceira, que escute você e te ajude nesse processo de planejamento e execução. Conheça a Acorde.