O sonho de todo empresário é que os clientes comecem a bater na porta da empresa dele procurando pelos seus produtos.
E parte desse sonho inclui um processo de venda simplificado, com menos desperdício de tempo e esforço da equipe de vendas com prospects que não vão vingar.
É aí que a geração de leads qualificados entra para transformar a realidade do seu negócio.
Imagina só: você ter uma estrutura de geração e qualificação de potenciais vendedores, fazendo com que a sua equipe de vendas receba o contato apenas de compradores potenciais já na parte inferior do funil de vendas. Sua eficiência aumenta, e as suas vendas também.
O funil de vendas
Imagine que a sua empresa oferece um produto, ou serviço, que pode interessar à dona Maria, mas ela ainda não sabe disso. Digamos que esse serviço é o de consultoria em design de interiores, por exemplo.
A dona Maria está incomodada com a decoração da casa dela, e de vez em quando comenta isso com o marido e os filhos, mas ainda não tomou a decisão de contratar uma decoradora e fazer um projeto. Ou seja, ela ainda está fora do seu radar.
O funil de vendas é uma técnica para fazer o cliente passar por alguns processos lógicos antes de comprar o seu produto/serviço, com o objetivo de racionalizar cada etapa do processo de vendas e otimizar, ou corrigir falhas.
Por exemplo, se a cada 10 clientes que pedem orçamento para a sua empresa, apenas 1 fecha. Você quer ter 10 clientes novos por mês. O que parece mais prático e eficiente: encontrar e fazer orçamentos para 100 prospects, ou aumentar a sua taxa de conversão para ganhar alguns clientes a mais entre os 10 que já orçaram com você.
O funil de vendas entra nesse processo. Você identifica as etapas da sua venda para enxergar onde está deixando de ganhar esses clientes. E sabe por que isso é tão importante? Porque a dona Maria pode ser um desses clientes desperdiçados, e você já sabe que ela PRECISA do seu serviço, não é?
Leads qualificados para alimentar o funil de vendas
A dona Maria ainda não sabe que precisa do seu serviço, nem você sabe da existência dela. Mas, na hora em que ela encontrar um anúncio da sua empresa oferecendo um desconto especial, ou encontrar matérias em revistas e blogs elogiando a sua empresa, ou depoimentos de clientes satisfeitos, pode ser que ela resolva que é a hora de procurar e fazer um orçamento com você. É nessa hora que ela entra no seu funil de vendas.
E a forma como ela entra no funil é essencial para saber se essa venda será convertida, ou não.
Basicamente, gerar leads qualificados é a ciência de captar, conquistar e, principalmente, filtrar os clientes em potencial com a maior probabilidade de fechar negócio, evitando a perda de tempo e dinheiro com clientes que não vão fechar com você.
São estratégias de comunicação sofisticadas e direcionadas para encontrar esses clientes e leva-los até os estágios iniciais do processo de vendas da sua empresa.
E existem infinitas possibilidades de estratégia para atingirmos esse objetivo. Ou seja: não existe receita pronta. Você pode misturar estratégias on e off-line, utilizar redes de pesquisa, marketing de conteúdo, e-mails marketing, blogs, campanhas de massa. A imaginação, além da verba, é o limite.
Planejamento = Resultado
É isso que a empresa do nosso exemplo fez: encontrou a dona Maria, que já tinha o interesse/necessidade, transmitiu com eficiência a mensagem de que “ei, nós temos o que você precisa” e passou para a sua equipe de vendas uma potencial cliente com muito mais chances de fechar negócio que um cliente aleatório, ou curioso, que chega até você por meio de comunicação sem estratégia.
Aumentar a taxa de conversão é a receita para a perenidade de uma empresa, e a Acorde vai ajudar você a encontrar as notas certas para a sua comunicação soar como música nos ouvidos dos seus consumidores.